O perigo surge em alta velocidade


Cinco jogadores, nove passes, um golaço – aos 31′ do jogo de ontem com o Ajax, Jorge Jesus deve ter sorrido de orgulho ao ver a sua equipa a jogar como ele pretende: com velocidade na circulação de bola e objectiva na procura da baliza.

O golo apontado por Di María, após uma jogada que envolveu também Ramires, Carlos Martins, Nuno Gomes e Saviola, foi o melhor que o Benfica fez no Torneio de Amesterdão, que venceu com categoria. Mais: foi o melhor que fez desde que Jorge Jesus chegou ao comando da equipa.

A vitória por 3-2 sobre o Ajax deu aos encarnados o segundo caneco desta pré-época, depois do triunfo no Torneio do Guadiana. A equipa confirmou a ideia de estar a crescer de jogo para jogo, mas ainda há muito trabalho para fazer, sobretudo em termos defensivos. Javi García equilibra a equipa, mas Luisão continua sem ritmo e os laterais têm dificuldades com extremos bem abertos.

Há ainda a pressão alta, um conceito que agrada tanto ao treinador encarnado. Ontem mostrou que também assusta os adversários, pelo menos alguns mais sensíveis, como deve ser o caso de Aissati. O médio do Ajax sentiu a respiração de Carlos Martins nas suas costas e, com Nuno Gomes e Saviola a taparem-lhe as linhas de passe, tentou um atraso de primeira para o guarda-redes que terminou com um auto… golaço.

A vantagem caída do céu logo aos 9′ veio disfarçar as dificuldades sentidas pelo Benfica nos primeiros minutos de jogo. A superioridade numérica dos holandeses na zona central prendia Di María e Ramires a tarefas mais defensivas, e eram poucas as vezes em que as águias conseguiam chegar com perigo ao ataque.

O tal autogolo anedótico acabou por atenuar o domínio inicial do Ajax, que, mesmo sem ter criado grandes lances de perigo, andava a ameaçar. Mais uma vez, era David Luiz a compensar a notória falta de ritmo de Luisão. À sua frente, Javi García confirmava defeitos e qualidades: era pouco móvel, mas compensava-o com uma notável capacidade para antecipar o jogo.

O golo supersónico já referido acabou por tornar evidente a superioridade do Benfica, que foi controlando as coisas com relativa facilidade até quase ao intervalo. “Quase”, porque foi já no último minuto da primeira parte que Donald surpreendeu Javi García com a sua subida, tabelou com Luis Suárez e fuzilou Moreira, dando esperanças à equipa da casa.

O treinador aproximou a equipa da máxima força ao intervalo trocando Nuno Gomes por Cardozo. Ramires, com queixas físicas, não se aguentou muito mais tempo e também deu o lugar a Rúben Amorim. Pouco depois, já a seguir a David Luiz ter aproveitado mais uma oferta para marcar o 3-1, foi Aimar a entrar para o lugar de Carlos Martins e Coentrão para o de Saviola. Com isto, Di María foi fazer companhia a Cardozo na frente de ataque, onde também poderá ser uma opção válida.

A defesa continuava a ter problemas, sobretudo pelos flancos. E foi pelo lado direito que surgiu o segundo golo do Ajax, apontado por Rommedahl, aos 78′, assim como vários lances de perigo que Moreira lá foi parando. Os holandeses empolgaram-se e chegaram a acreditar no empate – que não tiraria o título ao Benfica -, mas o guarda-redes mostrou que nesta altura parece mesmo ser a primeira opção de Jorge Jesus.

Ajax 2 – Benfica 3

Estádio Arena de Amesterdão

Árbitro Pieter Vink (Holanda)

Treinador Martin Jol

Vermeer; Silva (Van der Wiel, 67′), Oleguer, Vertonghen, Anita; Donald (De Jong, 88′), Rommedahl; Emanuelson (Zeegelaar, 60′), Aissati, Sulejmani (Cvitanich, 60)’; Suárez.

Treinador Jorge Jesus

Moreira; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Shaffer; Javi García, Ramires (Rúben Amorim, 48′), Di María (Weldon, 85′), Carlos Martins (Aimar, 64′); Saviola ( Fábio Coentrão, 64′), Nuno Gomes (Cardozo, INT).

Resultado ao intervalo: 1-2

Golos: 8′ Aissati p.b., 31′ Di María, 44′ Donald, 55′ David Luiz, 78′ Rommedahl.

CARTÕES amarelos 63′ David Luiz

Fonte: OJOGO via Infordesporto

Advertisements

0 Responses to “O perigo surge em alta velocidade”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: